NIKOLAI ALEKSEIEVITCH NEKRASSOV foi um escritor , poeta e dramaturgo dos mais eminentes da literatura russa do Século XIX, e um dos mais prolíficos também . Escreveu muitos poemas e romances, sozinho ou em coautoria , inclusive com sua amante de muitos anos , a também escritora Avdótia Panaeva , a quem dedicou um ciclo de poemas , considerado um de seus ciclos de poesia lírica romântica mais bonitos e sofridos , já que a relação deles era complicada .
Nekrassov nasceu numa família de origem aristocrática , que outrora fora rica . Seu pai , porém , era um oficial do exército de posses modestas , e teve que casar escondido com a mãe de Nekrassov, uma moça de Varsóvia , porque a família dela não a quis dar em casamento ao oficial . O casamento foi infeliz , o pai do poeta era mulherengo , e Nekrassov foi bastante marcado pelos sofrimentos de sua mãe , que figuram como tema de alguns de seus poemas , tais como «Мать » (Mãe ) e « Рыцарь на час » (Cavaleiro por uma hora).
Uma de suas obras mais famosas é o romance em versos «Кому на Руси жить хорошо » (Para quem é bom viver na Rússia ou Quem vive bem na Rússia), infelizmente ainda sem tradução para português , que eu saiba (se alguém tiver notícia da tradução desse livro /poema ou onde encontra -la, me avise , por favor). Pela força de sua retratação , a obra chegou a ser citada por Lenin em um panfleto de 1908 ( Lev Tolstói como Espelho da Revolução :
Tués miserável e és abundante ,
Tués poderosa e és impotente
—Mãezinha Rússia !
Nenhum comentário:
Postar um comentário