MIKHAIL IURIEVITCH LERMONTOV foi um poeta e romancista contemporâneo e amigo de Púchkin e , com ele e com Fiódor Tiutchev , um dos maiores representantes do romantismo russo .
Lermontov perdeu a mãe muito cedo , e a avó materna , que não se dava bem com o pai dele , o levou para morar com ela . Passou a infância no campo; era uma criança frágil e reclusa em seu mundo interior. Mais tarde , foi estudar na Universidade de Moscou , mas acabou sendo convidado a se retirar por seu comportamento turbulento , já que o poeta vivia em festas , farras , e metido em duelos . Depois estudou na escola de oficiais e se tornou oficial do Regimento da Guarda.
Quando Púchkin morreu , Lermontov, que o tinha como mestre além de amigo, escreveu em sua homenagem o poema “A morte do poeta ” (Смерть поэта ), que ganhou imediata notoriedade , e exalçou a fama de Lermontov. Todavia , o governo tzarista encarou o poema não como uma simples homenagem , mas como um ato político e um grito pela revolução , e mandou Lermontov para o exílio no Cáucaso .
Lermontov não se incomodou , já que gostava muito do Cáucaso, e seu exílio lhe serviu como fonte de inspiração . Ele voltou para São Petersburgo em 1840, trazendo extensa obra poética , mas acabou sendo enviado para novo exílio no Cáucaso por participar em um duelo . Nesse ano , começou a publicar sua obra mais notável , “O Herói do Nosso Tempo” (Герой нашего времени ), primeiro romance russo de prosa lírico -psicológica , publicado inicialmente como capítulos -contos autônomos e fora da ordem cronológica .
Lermontov acabou morrendo em 1841, aos vinte e sete anos , em novo duelo , contra um homem que ele atormentara com zombarias . Diz-se que , apesar de extremamente talentoso , o poeta era maledicente , amargurado e de difícil convivência .
Obras de Lermontov traduzidas no blog:
A vela -Парус
- 5
poemas emtradução deBoris Schnaidermann e Nelson Ascher,publicados pela Folha - 4
poemas traduzidos por Jorge de Sena - 3
poemas traduzidos por Pedro Augusto Pinto nojornal eletrônico Rascunho
Nenhum comentário:
Postar um comentário